Confira 5 vantagens do uso do aquecedor solar em sua casa
Veja, a seguir, o que o aquecimento solar pode ser útil para as nossas vidas.
Ao instalar um aquecedor solar na sua residência, você utiliza, obviamente, energia solar. Trata-se de uma fonte energética sustentável e sem impactos negativos significativos ao meio ambiente. Dependendo da região e do país e do clima local, a incidência de raios solares é aproveitável diariamente, na maior parte do ano.
O aquecimento de água por este método é uma excelente alternativa a outros tipos de aquecimento, por utilizar uma fonte limpa, sustentável e renovável, mostrando-se uma opção ambientalmente consciente.
Os benefícios se refletem não só na sua residência, mas também em nível nacional e até mundial. Ao utilizar o aquecimento de água solar, contribui-se para a diversificação da matriz energética e alivia-a da dependência de eletricidade, e portanto diminuindo necessidade de produção desta energia elétrica por meios não-sustentáveis, como por exemplo as usinas termelétricas.
O aquecimento de água por energia solar oferece a possibilidade de maior conforto no uso. Dependendo da capacidade e tipo do reservatório termossolar selecionado, podem ser utilizadas duchas com maior vazão de água e com alta pressão, com estabilidade na temperatura, todos fatores que contribuem para um banho confortável e relaxante.
Mesmo sistemas com reservatórios pequenos e de baixa pressão ainda possibilitam banhos mais confortáveis do que os obtidos com um chuveiro elétrico, por exemplo, onde o fluxo de água e a temperatura são inversamente proporcionais: se você quer aumentar a temperatura, precisa diminuir o fluxo de água, e se você quer mais vazão, a água tenderá a ficar mais fria.
O investimento em sistemas termossolares (como são chamados) é visto com bons olhos no mercado imobiliário. A valorização do imóvel é evidente, devido ao uso de tecnologia sustentável que proporciona não só conforto mas também economia de custos no dia a dia.
O retorno sobre o investimento já é obtido na economia de energia (como veremos a seguir) em poucos anos, e no caso de venda ou aluguel do imóvel ele traz ainda mais benefícios!
Os gastos energéticos com o aquecimento de água não são desprezíveis. Em alguns casos, podem chegar a 40% de todo o consumo de energia de uma residência! Por isso, sistemas de aquecimento como os termossolares representam grandes oportunidades de economia e retorno sobre o investimento.
Porém, para a economia aparecer o sistema precisa ser bem dimensionado de acordo com a necessidade, e bem instalado por um profissional qualificado. Se o cálculo do sistema não for bem dimensionado ou instalado de forma correta, o sistema não atenderá de forma plena a expectativa, aumentando a dependência de sistemas de apoio e prejudicando a economia que poderia ser obtida.
Obviamente, o sistema de aquecimento solar depende da radiação solar para funcionar. Isso faz com que em dias chuvosos ou nublados haja a necessidade de um sistema de apoio entrar em ação para suprir a demanda e atender a necessidade.
Estes sistemas de apoio podem usar eletricidade ou até gás, utilizando-se aquecedores a gás para complementar a temperatura da água nestes dias em que o solar não consegue atender plenamente.
Conheça os Produtos certo para o seu dimensionamento
Produtos recomendado para Residências

Além de simples, o aquecedor solar faz bem para o seu bolso (ajudando a reduzir o custo da conta de energia elétrica) e, principalmente, para o planeta por ser uma opção mais sustentável.
Basicamente, esse sistema é composto de dois itens essenciais: os coletores solar e o reservatório térmico para armazenamento de água. Em algumas instalações, é necessário o uso de bombas para circulação da água nos coletores solares. Compreenda o papel desses dois recursos fundamentais para o aquecimento solar:
Coletor solar: é formado por uma caixa externa, geralmente feita de alumínio que comporta os demais itens. O isolamento térmico da caixa pode ser de vários materiais, sendo que um dos mais indicados é o de lã de vidro. Esse mecanismo tem o objetivo de criar uma espécie de “efeito estufa” — como um forno para armazenar o calor. Há ainda tubos interconectados (feitos de cobre), por meio dos quais passa a água em direção ao interior do coletor. É composto também de placa absorvedora (conhecida como aletas), responsável pela absorção e transferência da energia solar para a água. Outro item que compõe o coletor é a cobertura transparente, normalmente feita de vidro, que permite a passagem da radiação solar e minimiza a perda de calor. Todos esses componentes possuem vedação especial, capaz de isolar o sistema da umidade externa.
Reservatório térmico: o corpo interno pode ser fabricado em vários materiais, como cobre ou polipropileno mas o mais utilizado é o aço inox. Possui isolamento térmico, normalmente em poliuretano expandido, e junto ao reservatório, é possível ter uma resistência elétrica, uma espécie de auxiliar de aquecimento. Ela contribui para manter o aquecimento em períodos nublados e de chuva (falamos mais sobre isso em um post que vale você ler também aqui).
Com esses dois componentes essenciais, o aquecimento da água ocorre da seguinte maneira: a caixa de água fria (aquela que está instalada em sua residência ou estabelecimento comercial) abastece o reservatório térmico. Este, por sua vez, alimenta o coletor solar. O coletor solar absorve a radiação solar e transfere o calor do sol para a água, que é devolvida aquecida ao reservatório térmico, onde fica armazenada. Ali, fica pronta para ser distribuída para os pontos da casa ou empresa.
E você pode se perguntar: mas como a água circula no sistema? A instalação de sistema de aquecimento solar mais comum em uma residência é do tipo termossifão, ou circulação natural. Este tipo de sistema funciona sem a necessidade do uso de bombas para transportar a água do coletor até o reservatório. E aí a física ajuda a responder à pergunta: como a água quente é menos densa que a água fria, ela acaba sendo empurrada, gerando um ciclo natural no sistema. Dentro do reservatório a água quente se acumula no parte superior, enquanto a água fria permanece na parte inferior, até que toda a água seja aquecida.
Junto ao aquecedor solar é recomendada a instalação de um sistema auxiliar. Ele é um reforço para garantir que não falte água aquecida — o que pode ocorrer quando o consumo for muito acima do previsto inicialmente, ou seja, quando o local receber muitas visitas, por exemplo. Ou mesmo quando houver muitas ocorrências de dias nublados. Nesses casos, o sistema auxiliar aciona o mecanismo elétrico ou movido a gás. Mas fique tranquilo: pelo fato de o Brasil ser um país tropical, essa necessidade ocorre em poucos dias por ano.
Viu só? É simples, descomplicado, seguro e econômico! Ficou com alguma dúvida em como funciona esse processo?
Encontre na 123 Aquecedores o melhor aquecedor solar para sua casa e piscina, além de soluções a gás e elétricas. Qualidade garantida e entrega rápida. Visite!
Encontre o Sistema de Aquecimento Certo para sua obra.